Skip to content
12/29/2009 / Fiasqui

Box Critica – AVATAR

Avatar é o filme mais comentado nos ultimos dias e também é o Hit desse verão, filme que esta em produção desde TITANIC e até então nada foi revelado sobre o filme, qual seria a história, os traillers não empolgavam e ainda James Cameron dizia que ia revolucionar o cinema. Agora o filme está em cartaz desde o dia 18 de dezembro e adivinhem…mudou o cinema e esta dando mais dinheiro do que a FOX esperava, então o Box assistiu e decidiu falar sobre o que achou do filme e o motivo para tudo isso.

A História de Avatar é simples de se entender e até de prever o final. Jake Sully é um “Marine” que atualmente usa uma cadeira de rodas para se locomover e está afastado do cargo por causa de sua deficiência, nos primeiros minutos é informado que Jake possui um irmão gêmeo que morreu e que participava do Projeto AVATAR, e que a única pessoa que seria recomendada a substituir o irmão de Jake no projeto nada mais é que Jake. Logo em seguida começam a nos explicar o que é o Projeto, então é apresentado o local onde acontecera a história, Pandora, um planeta rico em um mineral que vale milhões para nós humanos pois serve de fonte de energia para nós humanos, descobrimos também que a mesma empresa que esta extraindo este mineral é a mesma que patrocina o Projeto Avatar, então descobrimos exatamente o que é o projeto Avatar. O Projeto é uma maneira de estudar melhor o povo que habita o planeta que são chamados e Na’vis, então seguindo a lógica da antropologia, a melhor maneira de estudar e conhecer um povo é se tornando um deles, e é isso que o Projeto faz, é criado em uma incubadora um corpo de Na’Vi, que não possui vida , nem alma e os humanos podem controlar esses Na’vis como se fossem bonecos, uma referencia para se entender melhor é quase o mesmo que entrar na Matrix. E quando o filme começa a desenrolar?

O filme começa quando Jake é o primeiro AVATAR que o povo Na’Vi decide deixar entrar na tribo, e Jake invés de seguir com a pesquisa, decide ajudar dando informações para o Coronel e para o Chefe Empreendedor do negócio no planeta. A história vai te lembrar de histórias como Pocahontas e até mesmo Iracema de José de Alencar.

Bom a história é simples, mas o que faz o filme ser tão bom assim? A Tecnologia? É Inegável falar da tecnologia em questão, tudo do mais alto nível que possa ter hoje esta lá, para o filme foi desenvolvido sistemas de renderização imediata em gravação de cenas com os personagens 3D, a tecnologia 3D, a profundidade que os cenários têm por causa do 3D, enfim milhares, mas bem sabemos que um filme como muita tecnologia não faz um bom filme então qual é o grande Fator X do filme?

Depois de muito pensar e analisar, o grande fator do filme esta em quem dirige o filme, sim, James Cameron, o filme é bom pois ele é o diretor. Não que ele seja um diretor que tenha nome igual Burton ou Spielberg, que são diretor que possuem Hype do momento, James Cameron nada mais é do que um Grande Diretor, ele sabe contar uma história, sabe desenvolver ela, ele entende da arte do cinema, por isso ele fez filmes como Exterminador do Futuro 1 e 2, Alien, Titanic e por ai vai. Pela primeira vez em muito tempo chega um filme bom onde o filem não comece com uma puta cena de ação, um filme que não te segura porque tem cenas de ação incríveis ou tramas de mais, mas por que o filme é bem contado, Cameron te faz ficar na história, por mais que você desconfie e talvez até saiba do final, ele laça todos os nós que propõe e nada no filme é em vão, tudo tem um motivo e nada é colocado para ter um motivo, tudo faz parte da Obra cinematográfica. James Cameron consegue com Avatar provar para mim estudante de Audiovisual, que ele é um diretor de respeito que merece ser estudado, pois Cameron sabe usar a Tecnologia para contar a história que ele propõe e não faz com que a Tecnologia  conte sua história.

AVATAR é mais legal ser visto em 3D e em IMAX, mas é um filme muito bom, que em momentos de crise criativa de Hollywood a única produtora que eu não acreditava mais em nada, investe em um cara que sabe o que faz. James Cameron merece Palmas e em pé!

Advertisements

One Comment

Leave a Comment
  1. richard augusto / Jan 30 2010 1:33 pm

    hooi You I legal filma Avatar muito bom .Otimo …

    blzzzz

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: