Skip to content
04/24/2010 / Fiasqui

Box Critica – As Melhores Coisas do Mundo

O que dizer sobre o filme “As Melhores coisas do Mundo” ? Foi o que hoje fui descobrir…

O Filme conta a história de Mano, que na sua adolescência passa por uma separação dos pais e ainda tem que lidar com os conflitos da escola, perder a virgindade, o amigo fura olho e até mesmo as novidades do mundo moderno, como o excesso de informação. Fica difícil contar mais sobre o filme pois acredito que qualquer detalhe a mais da história, pode estragar ele, afinal de contas o ponto mais forte do filme é o Roteiro e essa característica é o que eu mais admiro no filme (e nos filmes Nacionais atualmente).
Todos os últimos bons filmes que vi, nacionais e internacionais, o que têm de melhor nele é um roteiro, não falo e um roteiro ser original, mas de um roteiro bem feito, com bons personagens, bons ganchos e bons problemas a se procurar soluções, “as Melhores coisas do Mundo” tem essa característica, quer  problemas melhores para se resolver do que os de um adolescente? Porém neste mesmo ponto forte, existe o maior problema de todos, conseguir falar com o adolescente, e neste ponte que eu bato palmas pelo trabalho de pesquisa da Laís Bodansky e sua equipe.

Para os que desconhecem do que falo, Laís Bodansky fez uma pesquisa em várias escolas, com vários alunos, traçando o que os adolescentes sentem, quais são os seus problemas e como eles vêem o mundo,  isso ajudou muito quando ela decidiu adaptar do livro “Mano” de Gilberto Dimenstein, pois deu um tom mais realista ao filme, fazendo com que eu me identificasse vários momentos com Mano (acredito que outras pessoas também tenham), afinal fazem 3 anos que sai do colegial e acredito ser a primeira leva de adolescentes dessa era 2.0 ou 3.0 seja lá como for…

Questões técnicas do filme, são difíceis comentar, mas você pode estranhar alguns cortes secos no meio de conversas, mas se você não estiver acostumado a ver muitos filmes de maneira critica, não irá perceber e afinal esse tipo de coisa não modifica a história e acredito que até ajuda a dar um tom mais rápido e menos delirante nas conversas dos adolescentes. Os efeitos de passagens de tempo funcionam bem para a linguagem adolescentes e para o tipo de vida corrida que temos hoje.
Qual foi a minha maior decepção hoje? Foi com o público….com o público que deixou de ver um filme brasileiro tão bom para ver a estréia do filme Alice, que tem milhares de efeitos especiais, óculos 3D, um diretor do momento e o ator mais cult do momento.

Para finalizar, eu Recomendo o Filme, mais do que nunca filmes como este me lembram que filme bom não tem milhares de efeitos especiais e sim possuem roteiros bons e nisso “as melhores coisas do mundo” não falha!

Veja também:

http://twitter.com/asmelhoresfilme
http://www.warnerlab.com.br/asmelhorescoisasdomundo
http://twitter.com/LaisBodanzky

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: